terça-feira, 24 de julho de 2012

Síndrome de Edwards ou Trissomia do 18



Descrita em 1960 por John H. Edwards, hoje a trissomia do 18 apresenta trissomia regular sem mosaicismo, isto é, cariótipo 47, XX ou XY, +18. Pode haver uma translocação envolvendo todo ou a maior parte do cromossomo 18, capaz de ser original ou herdada de um genitor portador balanceado. A trissomia também pode estar presente na forma de mosaico, com uma expressão variável, mas geralmente mais leve. Ainda não se identificou a “região crítica” da trissomia do 18, mas a trissomia parcial de todo o braço longo produz o fenótipo típico da trissomia do 18. A incidência é de cerca de 0,3 por 1000 nascimentos. A Trissomia do 18 está associada à idade materna, pois grande parte dos casos são originados de mulheres com mais de 35 anos de idade.
As principais características desta síndrome são o atraso mental, o atraso do crescimento e por vezes, uma má formação do coração, o que é muito grave. Todo o paciente com a Síndrome de Edwards apresenta características físicas bem diferenciadas, como por exemplo, uma cabeça mais aguda, por isto o seu cérebro também é mais agudo, o pavilhão das orelhas apresentam sulcos rarefeitos, a boca se apresenta menor do que o normal sendo o pescoço geralmente muito curto. Como se pode notar é uma doença que traz sequelas externas, além de problemas no sistema nervoso central, anomalias no corpo caloso e hidrocefalia. São problemas da área da saúde para os quais, não existem Receitas Mágicas para a cura.
A morte ocorre em geral antes da primeira infância, aos 3 ou 4 meses de idade, mas pode ser protelada há quase 2 anos.
Fonte: http://www.ghente.org/ciencia/genetica/trissomia18.htm / http://www.culturamix.com/saude/doencas/sindrome-de-edwards

Nenhum comentário:

Postar um comentário