quarta-feira, 25 de julho de 2012

Conclusão!


Nesse portfólio foram abordados temas passados pela professora em sala de aula, onde, o principal objetivo era aguçar a nossa curiosidade para conhecermos de uma forma diferente as síndromes, doenças genéticas, a biotecnologia e algumas outras curiosidades sobre o assunto. 
As síndromes que foram pesquisadas e estudadas foram: Turner, Klinefelter, Patau, Spoan, Edwards, Workany, Marfan, Cri-Du-Chat, Cornelia de Lange, Treacher Collin, Rett, X Fragil, do XYY e do triplo X. Já as doenças genéticas abordadas foram: Adrenoleucodistrofia, Itabacaninha, Tay-Saches, Parkinson, Alzheimer, Hemofilia, Talassemia, Teste do Pezinho, Hipotiroidismo CongênitoGalactosemia e Fenilcetonuria.
Também foi abordado o tema do melhoramento genético, que dentro dele vimos a questão da clonagem e dos produtos transgênicos. 
Durante as pesquisas pude conhecer, ler e pesquisar sobre vários assuntos que nunca tinha me interessado e passei a saber um pouco sobre cada. 
Alguns chegaram a me espantar, como no caso de Frank Lentine, conhecido como "tripé humano", onde ele tinha 3 pernas e um pé no joelho da terceira perna. Achei a história dele muito interessante, pois, mesmo com essa deformação estética, ele conseguiu ter uma vida feliz, casou-se, trabalhou e não tinha vergonha de ser como era, pelo contrário, a única coisa que o incomodava era o dedão do pé da terceira perna. 
Outro caso que me chamou bastante atenção foi o da cidade de Itabaianinha, a conhecida "cidade dos anões", o motivo desse apelido já deve estar meio na cara né? É pelo fato de lá ter muitos anões. E por que isso acontece? Por causa dos casamentos entre pessoas da mesma família, os chamados casamentos consanguíneos, o que acaba ocasionando uma alteração genética que leva a ocorrer esse fenômeno. 
Enfim, com o portfólio eu tive a oportunidade de conhecer vários doenças que para mim, até então, muitas eram desconhecidas e eu tentei mostrar um pouco de cada uma delas aqui, falando como acontece, por quê acontece e como pode ser tratada.
Espero ajudar alguém a conhecer novas coisas assim como eu conheci. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário